UFMG OFERECE CURSO ONLINE GRATUITO SOBRE DISLEXIA PARA PROFESSORES


tdah-4-646

Pesquisas mostram que 0,5% a 17% da população mundial, apresenta sintomas do transtorno de aprendizagem.

Dislexia não é uma doença, mas um transtorno genético e hereditário da linguagem, geralmente é identificada na fase da alfabetização, quando a criança apresenta dificuldades para decifrar os códigos escritos e sonoros da leitura, trocando as palavras e seus significados.

O distúrbio é caracterizado pela dificuldade que o cérebro tem em processar os símbolos da soletração, escrita, leitura, e a compreensão de textos. Levando o professor a pensar em primeiro estágio, ser uma falta de concentração, problemas psicológicos, desinteresse, ou até mesmo preguiça para os estudos.
Mas como saber de fato a real condição do aluno que apresenta dificuldade para aprender? É sabido também que as instituições em sua maioria não contratam profissionais capacitados para atender as necessidades específicas dessa realidade em sala de aula.

Pensando nessa problemática que os professores enfrentam, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou, junto com o Instituto ABCD, uma plataforma para capacitação de professores, online e gratuito, sobre a Dislexia.

 O curso tem como principal objetivo capacitar os educadores a identificarem os sintomas da dislexia e a ensinar o que deve ser feito, oferecendo subsídios e técnicas para um ensino efetivo com resultados positivos. Sabendo como proceder, o educador mostra ao aluno como ele pode lidar com sua limitações específicas, gerando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.

No curso, a plataforma apresenta os seguintes temas:

1- O que é dislexia, 2- Qual a sensação de ter dislexia, 3- O que causa a dislexia , 4- O desenvolvimento da leitura, 5- O cérebro e a linguagem, 6- Processamento da linguagem, 7- Fases da leitura, 8- Resumo, 9- Compreensão, 10- Dificuldades na leitura, 11- Outras dificuldades de leitura.

A UFMG, em parceria com o Instituto ABCD, elaborou o curso a partir da versão criada pela Dyslexia Internacional, que é uma organização sem fins lucrativos que dá treinamentos para professores, assegurando que a alfabetização é possível e efetiva na sala de aula.

Para o curso, acesse o site Dislexia Brasil CLIQUE AQUI


OPORTUNIDADES DE CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Basta clicar nos títulos abaixo e conferir:

CURSO LIBRAS NA PRÁTICA

O Curso de Libras na Prática aborda, explica e ensina a cultura e a história dos surdos, o vocabulário, a gramática da Libras e muito mais.

CURSO ONLINE DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este Curso de Distúrbios de Aprendizagem aborda sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento.

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA

Este Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática ensina sobre o que é a síndrome e quais são as suas características, abordando temas como: a inclusão social, educacional, sobre o processo de aprendizagem, teorias de vygotsky, resiliência, enfrentamento das capacidades e das adversidades e os desafios atuais

CURSO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH

O Curso de TDAH aborda os tipos de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, seus sintomas e pontos essenciais para entender o TDAH. Além disso, o curso explica como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajuda a compreender o papel da escola e do educador diante desses casos.

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

4 comentários em “UFMG OFERECE CURSO ONLINE GRATUITO SOBRE DISLEXIA PARA PROFESSORES

  1. Enviei um email que deu erro.
    Tenho o maior interesse no curso sobre dislexia e gostaria que me avisassem o início da próxima turma. Sou fonoaudióloga e assistente social, psicopedagoga e trabalho com crianças de baixa renda com dificuldades de aprendizagem.
    Agradeço a atenção e aguardo resposta.

Deixe uma resposta