ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material de apoio ao ensino de alunos com Deficiência Física Neuromotora


tecassistiva

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir, sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2007)

O termo neuromotora reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infeções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.

Dentre os principais quadros motores apresentados pela pessoa com algum tipo de deficiência física, torna-se difícil encontrar uma classificação que inclua todos os possíveis distúrbios motores. Sendo assim, elencamos os quadros neuromotores de maior incidência em alunos matriculados na Educação Básica e Educação de Jovens Adultos que requerem um apoio mais intenso.

  • Lesão cerebral (paralisia cerebral ou deficiência neuromotora)
  • Lesão medular (paraplegia/tetraplegias)
  • Deficiências neuromusculares – Miopatias (distrofias musculares)

Para fazer download do material, clique nos links azuis:

 


  1.  Atendimento Educacional Especializado   ( Formação continuada a distância de Professores  –  MEC/Secretaria de Educação Especial)
  2. Saberes e práticas da inclusão (Dificuldades de comunicação e sinalização – MEC/Secretaria da Educação Especial)
  3. Recursos para Comunicação Alternativa  (Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física – MEC/Secretaria de Educação Especial)
  4. Recursos Pedagógicos Adaptados (Equipamento e material pedagógico  especial para educação, capacitação e  recreação da pessoa  com deficiência física – Mec/Secretaria de Educação Especial)
  5. Tecnologia Assistiva: Recursos de  acessibilidade ao computador – Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física  – MEC/Secretaria da Educação Especial

FONTE: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/


Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*