ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A APAE de São Paulo e o seu curso de “ Inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual”


programa de descontos_banner
O Instituto APAE DE SÃO PAULO oferece cursos com o objetivo de melhorar o atendimento e a promoção da qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual, capacitando profissionais para difundir os conhecimentos e as práticas: Qualificação e inclusão profissional, Envelhecimento, Estimulação e habilitação, Educação, Defesa e garantia de direitos, Saúde, EaD – Ensino a Distância, Seminários, Pós-Graduação – Lato Sensu, Cursos In Company.

O Instituto APAE DE SÃO PAULO oferece cursos com o objetivo de melhorar o atendimento e a promoção da qualidade de vida da pessoa com Deficiência Intelectual, capacitando profissionais para difundir os conhecimentos e as práticas: Qualificação e inclusão profissional, Envelhecimento, Estimulação e habilitação, Educação, Defesa e garantia de direitos, Saúde, EaD – Ensino a Distância, Seminários, Pós-Graduação – Lato Sensu, Cursos In Company.

Dentre eles, regularmente, a APAE DE São Paulo realiza o Curso de Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual, composto de 180 horas, sendo 160 horas presenciais e 20 horas de estudos e elaboração de trabalhos de pesquisa.

Desenvolve o conhecimento, as competências e habilidades que constituem a base da formação dos profissionais que atuam na área da Deficiência Intelectual, além de viabilizar a construção de métodos, técnicas e recursos com atenção à diversidade, promovendo a formação de atitudes necessárias aos profissionais que atuam na Educação Inclusiva.

Público-alvo: pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, assistentes sociais, estudantes e demais profissionais de nível superior interessados em capacitação para a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual.

Professores: Profissionais da equipe técnica multidisciplinar da APAE DE SÃO PAULO e professores convidados.

MÓDULO I – A INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
* Pressupostos da inclusão.
* A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
* Mitos e Verdades acerca da Deficiência Intelectual.

MÓDULO II – ACESSO, PERMANÊNCIA E SUCESSO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
* A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e os direitos à Educação.
* A construção de sistemas inclusivos: diálogos e articulações entre os profissionais da educação comum e da especial.
* A Educação Especial na perspectiva da inclusão: o Atendimento Educacional Especializado.
* A Neuroplasticidade e a perspectiva da educação inclusiva.
* O Projeto Pedagógico como documento organizador das práticas inclusivas no espaço escolar.
* A escola das diferenças: As concepções de currículo em diálogo com as metodologias práticas e linguagens para trabalhar com classes heterogêneas.
* A Educação Especial na perspectiva da inclusão: O papel dos profissionais da equipe de apoio.
* O trabalho com as famílias como base para o processo de inclusão educacional do aluno com Deficiência Intelectual.

MÓDULO III – INCLUSÃO E ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
* Fundamentação sobre a Deficiência Intelectual – Etiologias.
* Diagnóstico Diferencial da Deficiência Intelectual, TID – Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e Dislexia.
* Caracterização e o acesso da população com deficiência aos programas comuns: Sistema Único de Saúde (SUS), Saúde da Família e outros.
* O trabalho em equipe multidisciplinar: contribuições e intervenções. O papel das redes de apoio.
* Temas transversais na área de prevenção da pessoa com Deficiência Intelectual.

MÓDULO IV – INCLUSÃO SOCIAL E ACESSO AO MUNDO DO TRABALHO
* Os avanços e desafios em relação à equiparação de oportunidades das pessoas com deficiência intelectual na arte, no esporte, na cultura e no lazer.
* O trabalho como direito humano e a igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência intelectual no mundo do trabalho.
* A Gestão de Pessoas com Deficiência Intelectual no mundo do trabalho.
* Desafios e estratégias na inserção da pessoa com deficiência intelectual no mundo do trabalho.

MÓDULO V – A PESSOA COM DEFICIÊNCIA E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA
* Da garantia de direitos: A família da pessoa com Deficiência Intelectual.
* Participação na vida pública e política. Questões de Advocacy.
* Autogestão e Autodefesa – a plena participação da pessoa com deficiência na sociedade inclusiva.
O curso é composto de 180 horas/aula, das quais, 20 horas/aula serão dedicadas a elaboração do trabalho de conclusão de final de curso, na forma de artigo científico, cujo modelo será entregue no início do Módulo II. Cada aluno poderá escolher seu tema entre os cinco apresentados abaixo:
1. Inclusão e atenção integral à saúde
2. Inclusão e capacitação para o mundo do trabalho
3. Inclusão e os direitos humanos
4. Inclusão e os desafios em sala de aula
5. Inclusão e as Políticas Públicas para Educação

Aulas aos sábados – de 9h às 16h
Local: Rua Loefgren, 2.109 – Vila Clementino – São Paulo – SP
Informações:
Secretaria do Instituto
Rua Loefgren, 2.109 – Vila Clementino – São Paulo – SP
(11) 5080-7007 ou (11) 5080-7061
Para maiores informações: instituto@apaesp.org.br


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

UM E-BOOK COMPLETO!

São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

4 comentários

  1. m intereso gostaria de saber valor e onde fica ///

  2. me interso sim no curso ghostaria de saber o valor duracao de tempo e carga horaria

  3. Gostaria de saber qual tipo de certificado que recebo no final do curso..

  4. angelita francisca dos santos

    Me interesso pelo curso referente à Inclusão. Por favor podem informar o valor.

    Muito obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*