ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Centro de Tecnologia e Inclusão promoverá cursos de inclusão digital para auxiliar pessoas com deficiência na inserção no mercado de trabalho


Projeto Poeta Acessível tem o objetivo de potencializar o processo de inclusão no empoderamento da pessoa com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social

 Hoje, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga, em parceria com The Trust for the Americas – organização sem fins lucrativos filiada à Organização dos Estados Americanos (OEA) – lança o projeto Poeta Acessível. A iniciativa tem o objetivo de potencializar o processo de inclusão no empoderamento da pessoa com deficiência ou em situação de vulnerabilidade social através do acesso, uso e apropriação das Tecnologias de Informática e Comunicação (TIC). Os cursos serão ministrados no Centro de Tecnologia e Inclusão, localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5 – Jabaquara.

 No projeto de Parceria para Oportunidades Econômicas através das Tecnologias nas Américas (Poeta), as pessoas com deficiência com mais de 14 anos podem se inscrever em cursos com carga horária variada, como Alfabetização Digital, Redes Sociais, Preparação para o Mundo do Trabalho, Como se Preparar para a Busca do Emprego, Empoderamento em Direitos e Deficiência e Como Iniciar seu Próprio Negócio. A meta é ampliar as possibilidades de uma inclusão real e efetiva ao mundo do trabalho, formal ou informal, ações de empreendedorismo e melhorias na formação educacional. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail sau@ctpfi.spdm.org.br, pessoalmente ou pelo telefone (11) 5021-4420/6774/6663.

 Além disso, o projeto se propõe a utilizar o espaço como uma lan house, para facilitar o acesso à tecnologia e à utilização de sites de empregos, pesquisa, uso de redes sociais, atualização de currículos, cursos online, entre outros.Os usuários podem ter qualquer tipo de deficiência uma vez que o espaço disponibilizará recursos de acessibilidade como leitor de tela, teclado ampliado, teclado colmeia (que facilita a digitação por pessoas com baixa visão e dificuldades motoras), lupas e materiais em braile.

 Em dezembro de 2013, o governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado de Direitos da Pessoa com Deficiência, inaugurou o primeiro Centro de Tecnologia e Inclusão para pessoas com deficiência. O Centro de Tecnologia e Inclusão – Parque Fontes do Ipiranga é composto por quatro casas e um teatro com capacidade para 50 pessoas, conta com mil metros quadrados construídos e abriga 30 ambientes que oferecem orientação, aconselhamento profissional, atividades artísticas para estimular a relação interpessoal, laboratório de imagem e autocuidado, orientação e mobilidade para pessoas com deficiência visual com oficinas de libras, braile e comunicação alternativa.

 Há atividades para formação de gestores de política e profissionais que trabalham com gestores de pessoas com deficiência e também para os profissionais, através de cursos de atualização para órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, manutenção e cuidado para cadeira de rodas e formação de cuidadores ou atendentes de pessoas com deficiência.


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*