ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CES recebe “contação” de histórias em Libras em comemoração ao “Dia do Surdo”


libras2

Nessa sexta-feira, 25, o Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES) recebe às 14h apresentação e “contação” de histórias baseada na coleção “Por um mundo melhor”, de autoria de Renata Cunha e ilustrações de Ana Paula Luengo. A ação faz parte da programação do “Dia Nacional do Surdo”, instituído no dia 26 de setembro por ser a data de inauguração do Instituto Nacional de Educação de Surdo, em 1857, no Rio de Janeiro, primeira escola para surdos do Brasil.

 Como parte das comemorações, a escritora, pedagoga e contadora de histórias Kathia Vieira fará apresentação aos professores do centro sobre como trabalhar “contações” de histórias aos alunos, seguida de “contação” ao público infantil, em Libras – Língua Brasileira de Sinais. O CES oferece atendimento a crianças e jovens surdos, com educação em Libras e em língua portuguesa, na modalidade escrita.

A coleção é composta pelos livros “Um para você outro para mim”, “Por quê? ”, “Durma Bem”, “Com Licença” e “Respire fundo”. Segundo a autora Renata Cunha, “os livros falam sobre natureza, sociedade, corpo e alma, numa forma de introduzir o autoconhecimento, afinal a busca por um mundo melhor começa na mudança de si próprio”.

 O projeto “Por um mundo Melhor”, com oficinas, “contações” de histórias e distribuição da coleção de livros, já passou pelo CES e pelo Derdic, unidade vinculada academicamente à PUC-SP e que atua na educação de surdos e no atendimento clínico a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem.

SERVIÇO:

Oficina de “Contações” de histórias e distribuição gratuita da coleção “Por um Mundo Melhor”

Texto: Renata Cunha

Ilustrações: Ana Paula Luengo

Contadora de histórias e pedagoga: Kathia Vieira

Realização: Lei Rouanet

Produção: Renovarte Produções Culturais

Patrocínio: Magazine Luiza

Apoio: Favorita Cultura e Esporte e Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES)

Local: Centro de Educação para Surdos Rio Branco (CES) – Rodovia Raposo Tavares, 7200 (km 24) Bairro Granja Vianna – Cotia (SP)

 Horário: 14h

Sobre a Renovarte Produções Culturais – É um agente de difusão empresarial e artística que busca na criatividade um importante aliado para proporcionar às empresas patrocinadoras a ampliação da comunicação e o relacionamento com colaboradores, clientes e público-alvo. Sua ação promove a viabilização e formatação de ideias de artistas e estabelece a interface com os potenciais patrocinadores e o completo acompanhamento para o alcance dos objetivos almejados nos projetos. Para saber mais visitewww.renovarte.art.br

 


Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*