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Curso EaD de Formação para Cuidadores de Alunos com Deficiência na Educação


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De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, cabe aos sistemas de ensino disponibilizar: “…monitor ou cuidador dos alunos com necessidade de apoio nas atividades de higiene, alimentação, locomoção, entre outras, que exijam auxílio constante no cotidiano escolar.

Ratificando esse compromisso, o Ministério da Educação tem publicado outras orientações em que reafirma a importância da presença desse profissional, a partir da análise e comprovação da necessidade, no atendimento aos alunos público alvo da educação especial.
A Nota Técnica nº 24/2013 /MEC/ SECADI/ DPEE, descreve diferentes aspectos a serem considerados na oferta desse serviço educacional , dentre esses, destaca-se que, a contratação do  monitor ou cuidador: “Justifica-se quando a necessidade específica do estudante não for atendida no contexto geral dos cuidados disponibilizados aos demais estudantes”.

Apesar destas indicações, a profissão de cuidador ainda não foi regulamentada. Entretanto, encontram-se em tramitação, na Câmara dos Deputados, os projetos de lei nº 6.966/2006 e nº 2.880/2008, com esse objetivo.

Nossa formação, considerando essa situação, não pode se caracterizar como curso de educação profissional tecnológica de graduação, sujeito às diretrizes em relação objetivos, características e duração estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação e reconhecimento pelo MEC. Enquadra-se, portanto, na categoria de Cursos Livres, que tem o propósito de contribuir para a formação de profissionais que atendam às necessidades dos alunos, favorecendo seu desenvolvimento, dentro da perspectiva de que possam “…gozar ou exercer, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.”, conforme proclama a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, de 2006.

Informações do Curso de Formação de Cuidadores
Carga Horária Início
84 horas Início: 25/08/2015 – sujeito a formação de turmas

Módulos:

– Direito à Educação para todos;
– Ação do Cuidador;
– Aprendizagem e desenvolvimento no contexto da educação para todos;
– Gênero e Sexualidade;
– Comunicação e sistemas alternativos de comunicação;
– Acessibilidade, mudanças posturais e recursos de tecnologia assistiva;
– Alimentação e contexto alimentar;
– Aspectos de saúde;
– Relação com a comunidade escolar.

Todas as atividades do curso serão realizadas no Ambiente Virtual Moodle.

Os módulos serão compostos por : Textos, Vídeos e/ou Apresentações com o material para estudo, além de fóruns de discussão e atividades a serem realizadas pelos alunos.

Professores/Tutores com atuação na área de Educação há mais de 15 anos. Especialistas, mestres e doutores pela Universidade de São Paulo/ USP.

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Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

2 comentários

  1. Me ajudou bastante, preciso fazer uns cursos.

  2. CICERA S. ANDRADE DOS SANTOS

    GOSTARIA DE TER INFORMAÇÕES CURSOS PARA TRABALHAR COM CRIANÇAS AUTISTAS.

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