ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de São Paulo lança Central de Libras: ação pioneira para inclusão de pessoas surdas


2015825154030_icom4

Nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 11h, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, lança o primeiro posto da Central de Libras, na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo, no centro de São Paulo.

A ação é voltada à inclusão da pessoa com deficiência auditiva. Dez pontos de atendimento serão lançados durante o mês de setembro e complementados com outros 40, até o final deste ano, somando 50, em todo o Estado de São Paulo.

A Central de Libras consiste em uma tradução simultânea, por vídeo, para estabelecer uma comunicação entre a pessoa surda e a instituição que está prestando o atendimento, com a mediação remota de intérpretes fluentes em Língua Brasileira de Sinais.

Na prática funciona assim: o surdo entra no estabelecimento e procura o responsável pelo atendimento. Sabendo que se trata de um surdo, a pessoa é levada à Central de Libras que, por meio de um computador, apresenta sua questão/dúvida em Libras e o intérprete remoto traduz para o atendente. O Atendente responde em Português e o intérprete remoto transfere imediatamente a informação para o solicitante surdo, em tempo real.

O Estado de São Paulo conta com 1.893.359 surdos, segundo dados do Censo  IBGE/2010.

SERVIÇO
Lançamento Central de Libras do Governo do Estado de São Paulo
lançada pela Secretaria de Estado dos Direitos da pessoa com Deficiência

Data: 04 de setembro de 2015
Local: Edifício Sede do MP do Estado de São Paulo- Auditório Queiroz Filho –
Endereço: Rua Riachuelo 115 – Térreo (próximo do largo São Francisco)

TODOS ESTÃO CONVIDADOS!


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

UM E-BOOK COMPLETO!

São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*