ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ivanilde Moreira: Empreendedorismo ajuda mulher a superar abandono e abusos


ivanilde_moreira_-_arquivo_pessoal_editada

Queridos Amigos, uma coisa que me encanta é trazer histórias de superação. E esta tem um sabor especial para mim. Ivanilde Moreira é minha amiga pessoal, mas também uma empreendedora visionária que vem desde 2004 realizando semestralmente os Congressos de Educação Inclusiva e AEE, cada vez  em uma região do Estado de São Paulo, trazendo grandes contribuições na formações de professores. Faço desta reprodução da matéria publicada pela Pequenas Empresas  & Grandes Negócios, uma justa homenagem à ela!

Ivanilde Moreira teve uma infância difícil e hoje é referência em consultoria educacional

Por Priscila Zuini com Isabela Moreira 

Ivanilde Moreira se apaixonou pela arte de ensinar aos oito anos, quando foi morar em um orfanato, em Aguaí, no interior de São Paulo. As crianças eram reunidas semanalmente para as lições da escolinha dominical. “Eu achava os professores o máximo. Eles nos incentivavam a ler, escrever e a fazer as tarefas de casa”, diz.

A motivação foi importante para Ivanilde. A mãe dela passou por dificuldades para criar os cinco filhos após a morte do marido. Enquanto seus quatro irmãos ficaram com tios e parentes, Ivanilde foi morar com uma família de conhecidos que prometeu cuidar dela. 

Aquele acabou sendo também o primeiro emprego da menina, então com sete anos. Ela ajudava com os serviços da casa e cuidava do bebê. Mas o ano que passou com a família foi marcado por uma série de abusos. “As pessoas descontavam suas neuras em mim porque eu era uma criança, estava vulnerável naquela situação”, afirma. A matriarca da família batia em Ivanilde e várias vezes a deixou sem comer.

A menina voltou a morar com a mãe que, na época, estava em uma casa de prostituição. Os vizinhos acabaram denunciando o local para as autoridades, que levaram Ivanilde para o orfanato.

Na escola tradicional, ela também teve dificuldades. “Por conta dos meus traumas, tive muitos problemas e levei três anos para me alfabetizar”, diz. “Mas eu queria aprender a ler e escrever. Repetia de ano, mas voltava e tentava de novo.”

Hoje, aos 52 anos, Ivanilde mora em Casa Branca, também no interior de São Paulo, e é pedagoga, pós-graduada em docência universitária e mestre em linguística aplicada pela Unicamp. Em 2004, ela deu início à Didática Consultoria & Eventos, uma consultoria especializada em educação.

Ivanilde é contratada por escolas e, na maioria das vezes, municípios que querem investir na formação de seus professores. A educadora organiza workshops e congressos de acordo com a demanda desse público.

A consultoria ficou conhecida principalmente por tratar da educação inclusiva em seus trabalhos. “Muitas vezes os professores não fazem ideia de como abordar uma criança com deficiência. Descobri que fui uma garimpeira nesse segmento, que tem muita fome por formação”, afirma.

A empreendedora cuida do negócio com Júlio Cesar, um de seus três filhos, e contrata palestrantes de acordo com cada workshop ou congresso requisitado. A Didática Consultoria & Eventos tem um faturamento de cerca de R$ 500 mil por ano. “O que me encanta é poder fazer diferença na vida das pessoas através da educação”, diz.


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

UM E-BOOK COMPLETO!

São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*