Livro organizado por Maria Teresa Eglér Mantoan está à disposição para livre download


mantoan

Queridos amigos,  dando continuidade na divulgação de livros gratuitos sobre Educação Inclusiva, hoje trago a obra “Para uma escola do século XXI”, clique aqui para baixar

O texto de apresentação abaixo é de Maria Teresa Eglér Mantoan , coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, defensora da educação inclusiva no Brasil:

Em poucas palavras, gostaria de apresentar aos leitores os textos que constituem este livro. Eles são um dos retornos que obtivemos dos encontros realizados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED, da Faculdade de Educação da UNICAMP, no segundo semestre de 2012. 

Mais uma vez nele se confirmam a força do trabalho colaborativo, do encontro de ideias, do debate, do questionamento, do estudo compartilhado. Foi assim que enfrentamos o impacto de uma novidade, de uma ideia poderosa: a inclusão escolar e seu eixo de discussão – a diferença. Ler, estudar, dirimir dúvidas, encontrar juntos caminhos outros de compreensão de entender uma frase, um posicionamento, diferentes ao que estamos habituados a reconhecer e a adotar é, de fato, um modo fecundo de ensinar e de aprender. A volta ao vivido nos encontros proporcionou aos autores uma situação oportuna para escrever seus textos, reconstruir, ampliar e aprofundar o que foi retirado do que presenciaram, diretamente, nas escolas. O retorno aos significados gerados por essas experiências práticas e simbólicas afinaram, expandiram e qualificaram ainda mais a compreensão de todos diante do processo de escrita. Ao receber os textos, revê-los um a um, tive a alegria de recolher a riqueza que esses encontros produziram.

Escolhemos o formato digital para apresentar o livro, porque combina com o seu conteúdo: ágil, atual, aberto a todos. Esperamos, todos nós que participamos desses momentos de estudo e reflexão, que o conteúdo de cada texto seja mais uma oportunidade de se tratar com responsabilidade e competência, de um assunto tão preocupante e desafiador: a escola do nosso século. Não temos a pretensão de ter encontrado um modelo ideal dessa escola, mas a intenção de oferecer aos interessados um bom material para a sua construção.

 


OPORTUNIDADES DE CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Basta clicar nos títulos abaixo e conferir:

CURSO LIBRAS NA PRÁTICA

O Curso de Libras na Prática aborda, explica e ensina a cultura e a história dos surdos, o vocabulário, a gramática da Libras e muito mais.

CURSO ONLINE DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este Curso de Distúrbios de Aprendizagem aborda sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento.

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA

Este Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática ensina sobre o que é a síndrome e quais são as suas características, abordando temas como: a inclusão social, educacional, sobre o processo de aprendizagem, teorias de vygotsky, resiliência, enfrentamento das capacidades e das adversidades e os desafios atuais

CURSO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH

O Curso de TDAH aborda os tipos de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, seus sintomas e pontos essenciais para entender o TDAH. Além disso, o curso explica como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajuda a compreender o papel da escola e do educador diante desses casos.

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

8 comentários em “Livro organizado por Maria Teresa Eglér Mantoan está à disposição para livre download

  1. A inclusão ainda é um desafio em algumas escolas,é necessário que os governantes percebam que há necessidade de que professores sejam capacitados para que haja verdadeiramente uma inclusão.

  2. Adorei é tudo o que nós pais e professores precisamos, gostaria de receber o o livro e tudo o mais que possuir informações sobre o assunto

  3. Bom dia!
    Ainda não li sobre o seu trabalho, apenas uma frase que diz ” a inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças..”. Esta frase, de uma certa maneira, aquietou o meu coração. Para ser breve: tenho uma filha que é Maravilhosa, e que durante o parto teve uma anoxia leve, que acabou comprometendo o seu aprendizado , no entanto, a garra, determinação e vontade de ser alguém, fez com que tivesse a vontade de ter um Blog, a respeito da inclusão, em que falara inclusive dos obstáculos que enfrentou e enfrenta. Ate o final da próxima semana o Blog estará finalizado, e tenho certeza de que seu material será muito útil, e como diz ela: ” mãe quero ajudar as pessoas “….. Acredito que, assim com ela, esse seja o principal objetivo do seu trabalho.
    Obrigada
    Lucimara

  4. Primeiramente obrigada por todo esse cuidado essa sensibilidade incrível de permitir que tenhamos acesso a esses conteúdos de estrema importância, nos possibilitando de adquirir conhecimentos importantes para nosso futuro, Artur meu filho tem Síndrome de Down e pesquiso recursos de adaptações para a prática da estimulação precoce, socializamos nossas vivências através de uma página no face, se chama Estimulação Essencial Chegue mais Perto com objetivo de inspiração a outras mães a importância e a ação de uma estimulação aplicada, muitas vezes aquela mãe não tem idéias de como praticar certas estimulações, mesmo sabendo que a prática domiciliar é de sua responsabilidade, com isso compartilho alguns links fotos pesquisas relacionada as práticas de estímulos essenciais, convido a nos visitar.

  5. Estou concluindo minha Pós-graduação, e estou pesquisando sobre educação Inclusiva.
    Os livros da escritora Maria T.E.Mantoan estão me ajudando muito, é realmente conhecedora do assunto.
    Estou lendo todos com afinco.

Deixe uma resposta