ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Livro organizado por Maria Teresa Eglér Mantoan está à disposição para livre download


mantoan

Queridos amigos,  dando continuidade na divulgação de livros gratuitos sobre Educação Inclusiva, hoje trago a obra “Para uma escola do século XXI”, clique aqui para baixar

O texto de apresentação abaixo é de Maria Teresa Eglér Mantoan , coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, defensora da educação inclusiva no Brasil:

Em poucas palavras, gostaria de apresentar aos leitores os textos que constituem este livro. Eles são um dos retornos que obtivemos dos encontros realizados no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença – LEPED, da Faculdade de Educação da UNICAMP, no segundo semestre de 2012. 

Mais uma vez nele se confirmam a força do trabalho colaborativo, do encontro de ideias, do debate, do questionamento, do estudo compartilhado. Foi assim que enfrentamos o impacto de uma novidade, de uma ideia poderosa: a inclusão escolar e seu eixo de discussão – a diferença. Ler, estudar, dirimir dúvidas, encontrar juntos caminhos outros de compreensão de entender uma frase, um posicionamento, diferentes ao que estamos habituados a reconhecer e a adotar é, de fato, um modo fecundo de ensinar e de aprender. A volta ao vivido nos encontros proporcionou aos autores uma situação oportuna para escrever seus textos, reconstruir, ampliar e aprofundar o que foi retirado do que presenciaram, diretamente, nas escolas. O retorno aos significados gerados por essas experiências práticas e simbólicas afinaram, expandiram e qualificaram ainda mais a compreensão de todos diante do processo de escrita. Ao receber os textos, revê-los um a um, tive a alegria de recolher a riqueza que esses encontros produziram.

Escolhemos o formato digital para apresentar o livro, porque combina com o seu conteúdo: ágil, atual, aberto a todos. Esperamos, todos nós que participamos desses momentos de estudo e reflexão, que o conteúdo de cada texto seja mais uma oportunidade de se tratar com responsabilidade e competência, de um assunto tão preocupante e desafiador: a escola do nosso século. Não temos a pretensão de ter encontrado um modelo ideal dessa escola, mas a intenção de oferecer aos interessados um bom material para a sua construção.

 


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

8 comentários

  1. Ione Da Rocha Micheli

    A inclusão ainda é um desafio em algumas escolas,é necessário que os governantes percebam que há necessidade de que professores sejam capacitados para que haja verdadeiramente uma inclusão.

  2. Mariene Varela da costa

    Preciso de informações sobre inclusão na zona rural. Obrigada.

  3. Rosa Maria Santos Bento

    Adorei é tudo o que nós pais e professores precisamos, gostaria de receber o o livro e tudo o mais que possuir informações sobre o assunto

  4. Lucimara da Conceição Spinosa

    Bom dia!
    Ainda não li sobre o seu trabalho, apenas uma frase que diz ” a inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças..”. Esta frase, de uma certa maneira, aquietou o meu coração. Para ser breve: tenho uma filha que é Maravilhosa, e que durante o parto teve uma anoxia leve, que acabou comprometendo o seu aprendizado , no entanto, a garra, determinação e vontade de ser alguém, fez com que tivesse a vontade de ter um Blog, a respeito da inclusão, em que falara inclusive dos obstáculos que enfrentou e enfrenta. Ate o final da próxima semana o Blog estará finalizado, e tenho certeza de que seu material será muito útil, e como diz ela: ” mãe quero ajudar as pessoas “….. Acredito que, assim com ela, esse seja o principal objetivo do seu trabalho.
    Obrigada
    Lucimara

  5. Antônia de Souza Capistrano Cândido

    Gostaria de receber informações sobre autismo

  6. gostaria muito de receber dicas sobre como alfabetizar autistas, algo que chame sua atenção, principalmente os autistas hiperativos

  7. Marisa de Freitas de souza

    Primeiramente obrigada por todo esse cuidado essa sensibilidade incrível de permitir que tenhamos acesso a esses conteúdos de estrema importância, nos possibilitando de adquirir conhecimentos importantes para nosso futuro, Artur meu filho tem Síndrome de Down e pesquiso recursos de adaptações para a prática da estimulação precoce, socializamos nossas vivências através de uma página no face, se chama Estimulação Essencial Chegue mais Perto com objetivo de inspiração a outras mães a importância e a ação de uma estimulação aplicada, muitas vezes aquela mãe não tem idéias de como praticar certas estimulações, mesmo sabendo que a prática domiciliar é de sua responsabilidade, com isso compartilho alguns links fotos pesquisas relacionada as práticas de estímulos essenciais, convido a nos visitar.

  8. Estou concluindo minha Pós-graduação, e estou pesquisando sobre educação Inclusiva.
    Os livros da escritora Maria T.E.Mantoan estão me ajudando muito, é realmente conhecedora do assunto.
    Estou lendo todos com afinco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*