ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PROJETO ONLINE INCLUSIVO PRESTA APOIO A PROFESSORES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS


r7 - ok

A nova intervenção do professor Emílio Figueira, o Centro de “Apoio aos Professores com Alunos Inclusivos” é um projeto totalmente online com mais de 70 textos curtos redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas e muitos vídeos complementares

Portal R7 de Notícias

A Educação Inclusiva tem sido o grande desafio das últimas décadas no ensino brasileiro. E comemorando o Mês dos Professores, está sendo lançado o “Centro de Apoio aos Professores com Alunos Inclusivos” – CAPAI – www.capai.com.br

Fruto de uma pesquisa realizada em nível nacional, o CAPAI nasce para preencher estes dois tópicos mais apontados pelos professores: A dificuldades de encontrar e  fazer cursos de aperfeiçoamento ou encontrar material de apoio; encontrar  e planejar ações pedagógicas inclusivas.

“Nos últimos 30 anos, tenho me dedicado intensamente à Educação Inclusiva, fazendo pesquisas, escrevendo trabalhos, viajando por todo o país dando palestras e treinamentos para os mais variados educadores. Recebo uma quantidade muito grande de mensagens desses profissionais, expondo-me suas dúvidas, suas inseguranças e suas necessidades de saber como trabalhar com os mais variados tipos alunos inclusivos”, relata o professor e diretor do CAPAI, Emílio Figueira.

Após vários anos fazendo atendimentos pessoais – sempre de maneira voluntária -, possibilitou ao professor ter conversado diretamente com educadores e outros atores da Educação Inclusiva, sentindo suas reais necessidades e o que procuram como auxílio.

À partir disto, Figueira elaborou todo o conteúdo do CAPAI. São mais de 70 textos curtos redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas e muitos vídeos de apoio.

Um conteúdo assim estruturado: Entendendo a Educação Inclusiva, sua transição, as Diretrizes da Política Nacional, os novos desafios para a Educação Especial, reflexões; A escola inclusiva, características e benefícios, o papel do professor, o currículo adaptado, metodologias e avaliações, a sala de aula inclusivas adaptada, sistema de apoio; O que é Atendimento Educacional Especializado-AEE, como estruturá-lo e materiais de apoio; Psicologia e Educação Inclusiva, a ansiedade no processo de inclusão, o desenvolvimento global do aluno, os efeitos positivos das deficiências e as inteligências múltiplas; Educação Inclusiva no Ensino Superior .

Detalhes e ações pedagógicas para alunos com: Deficiências Físicas, os tipos e características, as adaptações curriculares, a Paralisia Cerebral, adaptando a escola com acessibilidade; Deficiências Sensoriais, as Deficiências Visuais, as Deficiências Auditivas, as Deficiências Múltiplas; Transtorno Globais de Desenvolvimento-TGD, Transtorno Desintegratvo da Infância-TDI, Síndrome de Rett, Síndrome de Asperger, Autismo, orientações para promover a aprendizagens de aluno com TGD

Outras Deficiências, Deficiência Intelectual, Síndrome de Down, TDAH, Dislexia, Distúrbio da Aprendizagem; As Altas Habilidades, identificação e estratégias pedagógicas; Recursos e Tecnologia Assistiva, a Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS, o Braille, as Comunicações alternativas; Educação Inclusiva e a Família, as terapias complementares, a parceria Escola, Pais e Comunidade; Livros e materiais para download, vídeos, palestras e documentários, muitas perguntas e respostas e cursos grátis.

“Elaborei o conteúdo do CAPAI para ser usado tanto como um curso, onde a pessoa poderá ler do começo ao fim, quanto como um conteúdo de constantes consultas. E todo esse material não é estático. Estarei atualizando e acrescentando novos assuntos e práticas pedagógicas regularmente”, acrescenta o professor.

Emílio Figueira, nasceu no final da década de 1960 e, por complicações no parto, adquiriu paralisia cerebral, ficando com dificuldades de fala e movimentos. Estudou uma década na escola especial da AACD. Mas, ao ser incluído nos anos 1980 em escolas públicas, foi que sua vida mudou.  Hoje é formado em jornalismo, psicologia e teologia, com cinco pós-graduações, dois doutorados, 90 artigos científicos e mais de 60 livros publicados.

Saiba como ter acesso a todo esse conteúdo do CAPAI: www.capai.com.br

 


Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*