ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rede Lucy Montoro promove Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas


Evento acontecerá durante a Hospitalar Feira+Fórum e abordará as iniciativas mais importantes em âmbito internacional para o fortalecimento da reabilitação e das tecnologias nos sistemas de saúde

No dia 18 de maio, das 13h30 às 19h, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Rede Lucy Montoro realizarão o Simpósio Latino-Americano de Reabilitação e Tecnologias Assistivas durante a Hospitalar Feira+Fórum, que acontecerá na Expo Center Norte, localizada na rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, na capital paulista. A iniciativa tem o objetivo de divulgar as iniciativas mais importantes em âmbito internacional para o fortalecimento da reabilitação e das tecnologias nos sistemas de saúde, com foco nas diversas condições de saúde que podem ser beneficiadas pela reabilitação e na pesquisa, desenvolvimento e mercado de tecnologias assistivas na América Latina. Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site https://regtron.websiteseguro.com/hospitalar/novocongresso2/index.php?ev=HOSPITALAR2017&lg.

Voltado para profissionais de saúde que atuam na área de reabilitação e pesquisadores e representantes do governo e da indústria que tem interesse no campo das tecnologias assistivas, o simpósio está dividido em dois blocos principais. O primeiro, com foco em reabilitação, tratará de condições de saúde que podem ser beneficiadas pela reabilitação e analisará o programa lançado no primeiro bimestre pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com conceitos e estratégias para reabilitação de pacientes no ambiente hospitalar e em regime ambulatorial e domiciliar. Já o segundo bloco será dedicado ao tema das tecnologias assistivas na América Latina com palestrantes do Brasil, Chile e Colômbia que apresentarão iniciativas de pesquisa e desenvolvimento no setor. Nesse bloco também serão abordadas a Cooperação Global e a Aliança Latino Americana pelas Tecnologias.

Além da médica fisiatra e secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o espaço contará com a presença do diretor da área de reabilitação oncológica do Kessler Institute for Rehabilitation (EUA), Michel Stubblefield; do professor associado da Faculdade de Medicina de Harvard e diretor do Centro de Pesquisa do Spulding Rejabilitation Hospital (EUA), Felipe Fregn, da professora doutora de Fisiatria do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da USP, Marta Imamura e representantes da Organização Pan-Americana da Saúde.

Espaço Reabilitação

 Entre os dias 16 e 20 de maio, com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) promoverá o Espaço Reabilitação na Hospitalar Feira+Fórum. “Esta ação aproxima a indústria fornecedora das instituições públicas e ajuda a superar as barreiras que ainda existem no mercado”, comenta a secretária de Estado Linamara Rizzo Battistella. A ação apresenta de forma interativa algumas das soluções desenvolvidas pela indústria brasileira de tecnologia assistiva. O espaço terá uma agenda de atividades que promovem a inclusão e estará aberto ao networking de todos os visitantes e profissionais envolvidos no segmento.

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro oferece reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação. A Rede de Reabilitação Lucy Montoro é a primeira instituição brasileira a conquistar a acreditação da Commission on Accredition of Rehabilitation Facilities (CARF). Criada em 2008, a rede conta atualmente com 17 unidades em funcionamento em todo o Estado que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês.

A Hospitalar Feira+Fórum é o único evento multissetorial da saúde no Brasil e nas Américas, que tem o objetivo de alinhar as ações do mercado às necessidades da sociedade ao promover o desenvolvimento de novas soluções capazes de transformar o dia a dia da pessoa com deficiência. Para conferir a programação completa: www.hospitalar.com.


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Um comentário

  1. Sou educador,e na escola que iniciei o trabalho este ano, percebi que muitos educandos estão reprovados a um bom tempo e já comentei que eles não podem ficar retidos como procederam com eles atá o momento.A minha indagação e preocupação é se educandos com necessidades especiais tem que ficar reprovados. Já li a constituição e e estou aprofundando cada vez mais sobre o conhecer e entender dessa situação. Necessito dessas informações o mais rápido possível.
    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*