ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Site disponibiliza material de apoio ao ensino de alunos com Deficiência Física Neuromotora


slide_1-520x245

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir, sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas (Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, 2007)

O termo neuromotora reporta-se às deficiências ocasionadas por lesões nos centros e vias nervosas que comandam os músculos. Podem ser causadas por infeções ou por lesões ocorridas em qualquer fase da vida da pessoa ou por uma degeneração neuromusculares cujas manifestações exteriores consistem em fraqueza muscular, paralisia ou falta de coordenação.

Dentre os principais quadros motores apresentados pela pessoa com algum tipo de deficiência física, torna-se difícil encontrar uma classificação que inclua todos os possíveis distúrbios motores. Sendo assim, elencamos os quadros neuromotores de maior incidência em alunos matriculados na Educação Básica e Educação de Jovens Adultos que requerem um apoio mais intenso.

  • Lesão cerebral (paralisia cerebral ou deficiência neuromotora)
  • Lesão medular (paraplegia/tetraplegias)
  • Deficiências neuromusculares – Miopatias (distrofias musculares)

 FAÇA OS DOWNLOAD:

  1.  Atendimento Educacional Especializado   ( Formação continuada a distância de Professores  –  MEC/Secretaria de Educação Especial)
  2. Saberes e práticas da inclusão (Dificuldades de comunicação e sinalização – MEC/Secretaria da Educação Especial)
  3. Recursos para Comunicação Alternativa  (Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física – MEC/Secretaria de Educação Especial)
  4. Recursos Pedagógicos Adaptados (Equipamento e material pedagógico  especial para educação, capacitação e  recreação da pessoa  com deficiência física – Mec/Secretaria de Educação Especial)
  5. Tecnologia Assistiva: Recursos de  acessibilidade ao computador – Equipamento e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física  – MEC/Secretaria da Educação Especial

FONTE: SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ 


EDUCAÇÃO INCLUSIVA: TEORIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

UM E-BOOK COMPLETO!

São mais de 50 textos curtos organizados por temáticas, redigidos em uma linguagem fácil e didática, com dicas práticas que você poderá ler o conteúdo do começo ao fim, ou usá-lo como um permanente material de consulta conforme as suas necessidades

SAIBA MAIS CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

2 comentários

  1. Cristiane de Fátima Lemes Domingos

    Bom dia.
    Emílio é com grande prazer que entro em contato com você para parabenizar pelo trabalho de disponibilizar este material belíssimo.
    Parabéns. um grande abraço.
    Gostaria de saber se votem outros autores que esta voltado a surdocegueira.

  2. Olá professor Emílio! Estou muito interessada no tema tecnologia assistiva e gostaria de abordar este tema em meu tcc, gostaria de sua sugestão de materiais para minha pesquisa, desde já agradeço sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*