SP abre inscrições para VI Prêmio Ações Inclusivas para Pessoa com Deficiência


Com inscrições abertas até 24 de junho, prêmio promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoas com Deficiência também reconhecerá espaços digitais

As inscrições da sexta edição do Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência estão abertas para todo o Estado de São Paulo até o dia 24 de junho. Realizada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a premiação tem o objetivo de estimular a implantação de iniciativas inclusivas, além de identificar e reconhecer as já existentes. A novidade desta edição é a categoria Digital, que visa dar reconhecimento público aos sites, blogs e outras páginas digitais, sem fins lucrativos, voltadas à inclusão e protagonismo de pessoas com deficiência. As 30 melhores práticas inclusivas serão premiadas em uma cerimônia que acontecerá em dezembro, na capital paulista.

Podem concorrer ao prêmio pessoas ou instituições que mantenham espaços digitais, representantes da gestão pública e de instituições não governamentais sem fins lucrativos que tenham ações ou projetos que atendam pessoas com deficiência. As práticas devem ser cadastradas através do preenchimento de um formulário no site http://premio.sedpcd.sp.gov.br/. Segundo os critérios estabelecidos no regulamento do prêmio, serão selecionadas 30 ações finalistas que receberão Certificado de Honra ao Mérito, sendo que as três melhores serão premiadas com troféu.

O Brasil tem hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, esse número ultrapassa 9 milhões. Para a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, o prêmio tem o intuito de potencializar a questão da inclusão. “As políticas de inclusão devem ser reconhecidas e incentivadas. Em todo o Estado, os municípios vêm promovendo importantes progressos relativos às pessoas com deficiência. O Prêmio é um instrumento para difundir e multiplicar esses trabalhos tão importantes”, afirma a secretária.


OPORTUNIDADES DE CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Basta clicar nos títulos abaixo e conferir:

CURSO LIBRAS NA PRÁTICA

O Curso de Libras na Prática aborda, explica e ensina a cultura e a história dos surdos, o vocabulário, a gramática da Libras e muito mais.

CURSO ONLINE DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este Curso de Distúrbios de Aprendizagem aborda sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento.

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA

Este Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática ensina sobre o que é a síndrome e quais são as suas características, abordando temas como: a inclusão social, educacional, sobre o processo de aprendizagem, teorias de vygotsky, resiliência, enfrentamento das capacidades e das adversidades e os desafios atuais

CURSO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH

O Curso de TDAH aborda os tipos de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, seus sintomas e pontos essenciais para entender o TDAH. Além disso, o curso explica como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajuda a compreender o papel da escola e do educador diante desses casos.

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta