ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP entrega equipamentos para tornar 62 bibliotecas municipais acessíveis às pessoas com deficiência


Iniciativa da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência assegura acesso à leitura para pessoas com deficiência visual em bibliotecas

Hoje, 15 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, iniciou a entrega de equipamentos de tecnologia assistiva para 55 municípios. O projeto Acessibilidade em Bibliotecas é uma parceria firmada através de convênio entre a pasta e o Fundo de Interesse Difusos (FID) da Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. O objetivo é permitir que pessoas com deficiência visual tenham acesso à leitura em 62 bibliotecas municipais. Na oportunidade, representantes das prefeituras assinaram o termo de doação para aquisição dos instrumentos.

As bibliotecas beneficiadas participaram do Concurso Acessibilidade em Bibliotecas, cujos interessados elaboraram um projeto de como pretendem ampliar a frequência de usuários com deficiência em sua unidade e forneceram informações sobre o funcionamento da unidade. Os projetos foram selecionados por uma comissão julgadora.

De acordo com o projeto enviado, as bibliotecas irão receber equipamentos do Kit Tipo 1 (computador, ampliador automático, scanner leitor de mesa, teclado ampliado, mouse estacionário, software de voz sintetizada para atuação com o software leitor de tela NVDA e computador) ou do Kit Tipo 2 (que conta ainda com display e impressora em braile).

As bibliotecas deverão efetuar pesquisa de satisfação junto aos usuários dos equipamentos, apresentar relatório semestral sobre o número de usuários e as ações desenvolvidas com base nos equipamentos disponibilizados. Além de assegurar ao longo do tempo a assistência e manutenção após a entrega dos equipamentos, as bibliotecas precisarão indicar dois servidores para participar de um workshop de capacitação para a utilização dos equipamentos ministrado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Municípios beneficiados

Adamantina (Kit 1)

Alambari (Kit 1)

Arujá (Kit 1)

Auriflama (Kit 1)

Avaré (Kit 2)

Barretos (Kit 1)

Bauru (Kit 1)

Birigui (Kit 1)

Boituva (Kit 1)

Buritama (Kit 1)

Cajamar (Kit 1)

Campinas (3 Kits 2)

Caraguatatuba (Kit 2)

Catanduva (Kit 1)

Dracena (Kit 1)

Espírito Santo do Pinhal (Kit 1)

Fernandópolis (Kit 1)

Ferraz de Vasconcelos (Kit 1)

Garça (Kit 1)

Guapiara (Kit 1)

Guarulhos (Kit1)

Ilha Bela (Kit 1)

Indaiatuba (Kit 1)

Itanhaém (Kit 1)

Itapetininga (Kit 1)

Itariri (Kit1)

Jundiaí (Kit 1)

Juquiá (Kit 1)

Lençóis Paulista (Kit 1)

Limeira (Kit1)

Lorena (Kit1)

Martinópolis (Kit 1)

Morro Agudo (Kit1)

Presidente Prudente (Kit 1)

Presidente Venceslau (Kit 2)

Registro (Kit 1)

Salto (Kit 2)

Santa Cruz da Esperança (Kit 1)

Santa Rita do Passa Quatro (Kit 1)

Santana de Parnaíba (Kit 1)

Santo André (Kit 1)

São Bernardo do Campo (Kit 2)

São Carlos (Kit 2)

São José do Rio Preto (Kit1)

São José dos Campos (Kit 2)

São Paulo (1 Kit 2 e 5 Kits 1)

São Roque (Kit 2)

Serra Negra (Kit 2)

Sertãozinho (Kit 1)

Socorro (Kit 1)

Sorocaba (Kit 1)

Suzano (Kit 2)

Taquarituba (Kit 1)

Taubaté (Kit 2)

Votuporanga (Kit 1)


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*