ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP promove 8ª edição da Virada Inclusiva com atrações acessíveis e gratuitas para pessoas com e sem deficiência


Oficina de fotografia para surdos, vivência no esporte paralímpico, show da banda Seguranças do Metrô e concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo são os destaques na cidade 

Em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove a 8ª edição da Virada Inclusiva durante os dias 1, 2 e 3 do mês comemorativo com uma programação inclusiva, acessível e gratuita para pessoas com e sem deficiência participarem juntas de atrações culturais, esportivas e de lazer. Organizada por parcerias entre órgãos públicos e instituições da sociedade civil, a iniciativa promoverá em todo o estado atividades em ruas, praças, parques, museus e teatros. A programação completa está no site http://viradainclusiva.sedpcd.sp.gov.br/.

            No dia 1° de dezembro, às 20h, acontece a abertura da Virada Inclusiva com apresentação da Big Band da Orquestra de Jazz Sinfônica no Sesc 24 de Maio. No mesmo dia, às 13h, o Conjunto Nacional receberá a exposição “Cultura Popular e Diversidade Corporal no Folclore Brasileiro”, que visa celebrar a cultura popular e o direito à diferença corporal e diversidade humana. Às 15h, o Memorial da Inclusão será palco do espetáculo teatral “O resto é Silêncio”, que aborda o panorama do jovem surdo na contemporaneidade brasileira.

Já no segundo dia, das 9h às 12h e das 16h às 18h, o Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro terá atividades paradesportivas como basquete em cadeira de rodas, atletismo, bocha e tênis de mesa para visitantes de 6 a 18 anos. Entre 9h e 12h, o Parque Villa-Lobos receberá aulas abertas de ginástica funcional com profissionais de condicionamento físico da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. No mesmo dia, das 10h às 13h, a Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ) apresentará a atividade “O jardim sensorial… e seu exuberante universo de texturas, sons, cores, sabores e aromas” que visa instigar os participantes a explorar as sensações que podem ser despertadas através dos sentidos.

Ainda no sábado, das 10h às 17h, a Biblioteca Parque Villa-Lobos sediará a Virada Kids, que terá um circuito de cadeira de rodas, experimentação sensorial dos visitantes com olhos vendados, além de roda de conversa e contação de história com intérprete de libras. No mesmo dia, das 13h às 15h, o Sesc Interlagos promoverá uma oficina de pães para surdocegos. Por fim, às 14h, no Memorial da Inclusão será ministrada a oficina de fotografia para pessoas com deficiência auditiva “Falando através das Imagens”, que busca oportunidade de aprendizagem e inserção no mercado. A atividade tem como foco o uso do celular e dos aplicativos para edição das imagens.

            No domingo, a partir das 10h, na praça do Ciclista terá início a bicicletada inclusiva, que seguirá até à Praça Oswaldo Cruz. Das 9h às 12h, haverá aula de samba rock na Avenida Paulista com pacientes e profissionais da Rede Lucy Montoro. No mesmo local, às 13h30, o palco da Paulista (localizado próximo ao prédio da Fiesp) receberá o show da banda Seguranças do Metrô. A partir das 11h, a Sala São Paulo apresentará o Concerto Matinal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Entre 14h e 15h30, o Museu do Futebol terá vivência do goalball, modalidade paralímpica em que o objetivo é arremessar a bola com guizo para o gol do adversário.

Campanha Sonhar o Mundo

O Memorial da Inclusão participa entre os dias 4 e 10 de dezembro da campanha Sonhar o Mundo como Museu Articulador ao lado do Memorial da Resistência, Museu da Diversidade Sexual, Museu Índia Vanuíre, Museu Afro Brasil e Museu da Imigração. A campanha, que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos,10 de dezembro, terá o tema “Solidariedade derrubando muros”. Confirma a programação completa do Memorial da Inclusão no link: http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/participe-da-programacao-da-sonharomundo/

DESTAQUES – CAPITAL

SEXTA-FEIRA

“CULTURA POPULAR E DIVERSIDADE CORPORAL NO FOLCLORE BRASILEIRO”
Horário: 
A partir das 13h até o final da Virada. 
Local
: Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073)

ESPETÁCULO TEATRAL “O RESTO É SILÊNCIO”
Horário:  
15h

Local: Memorial da Inclusão (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Poetão 10 – Barra Funda)

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA DE JAZZ SINFÔNICA
Horário: 20h
Local: Sesc 24 de Maio (Rua 24 de Maio, 109 – República)

SÁBADO

ATIVIDADES PARADESPORTIVAS
Horário: 9h às 12h/ 16h às 18h

Local: Centro de Treinamento Paraolímpico Brasileiro (Rodovia dos Imigrantes, Km 11,5)

GINÁSTICA FUNCIONAL

Horário: 9h ás 12h

Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros, São Paulo)

O JARDIM SENSORIAL
Horário: 10h às 13h
Local: UMAPAZ (Av. Quarto Centenário, 1268 – Jardim Luzitânia)

VIRADA KIDS
Horário
: 10h às 17h
Local: Parque Villa-Lobos (Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1025, Pinheiros, São Paulo)

OFICINA DE PÃES

Horário: 13h às 15h
Local: Sesc Interlagos (Av. Manuel Alves Soares, 1100 – Parque Colonial)

FALANDO ATRAVÉS DAS IMAGENS

Horário: 14h
Local: Memorial da Inclusão (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Poetão 10 – Barra Funda)

DOMINGO

AULA DE SAMBA ROCK
Horário
: 9h às 12h
Local: Av. Paulista

BICICLETADA INCLUSIVA
Horário
: 10h
Local: Praça do Ciclista (Av. Paulista, 2439)

 

CONCERTO MATINAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Horário: 
11h

Local: Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos)

SHOW DA BANDA SEGURANÇAS DO METRÔ
Horário
: 13h30
Local: Av. Paulista

 

GOALBALL
Horário: 14h às 15h30
Local: Museu do Futebol (Praça Charles Miller, s/n)


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Um comentário

  1. pretendo participar, muito bacana essa iniciativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*