ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SP promove I Encontro Estadual de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras


Iniciativa tem o objetivo de fomentar debates, apresentar boas práticas e identificar caminhos para o desenvolvimento da profissão

 Nos dias 5 e 6 de maio, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irá promover o I Encontro Estadual de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras na sede da pasta, localizada na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo. O objetivo do encontro é promover debates, apresentar boas práticas e identificar caminhos para o desenvolvimento da profissão. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site http://www.encontroestadualdetils.sedpcd.sp.gov.br/inscricao.php até dia 2 de maio.

 No primeiro dia, a programação contará com a palestra “Comunicação Inclusiva”, ministrada pela escritora e jornalista Cláudia Werneck seguida das mesas “A Libras como instrumento de liberdade”, “Ossos do Ofício” e “Bilíngues bimodais – efeitos da modalidade”. No dia seguinte, o encontro terá palestra do secretário-adjunto da pasta, Luiz Carlos Lopes, sobre o Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoa com Deficiência, além das mesas de discussão sobre os temas “As primeiras experiências na 1ª DPPD”, “Interpretação da Libras para Língua Portuguesa”, “Conduta Ética”, “O intérprete Educacional” e “Atuação do profissional Intérprete de Libras e perspectivas do mercado”.

O profissional tradutor e intérprete de Libras é um instrumento facilitador da interação humana. Nesse contexto, a fidelidade ao conteúdo do que é dito e traduzido em Libras e Língua Portuguesa garante a equiparação de oportunidades na interação entre surdos e ouvintes, o que enriquece as possibilidades de troca e aprendizado de ambas as partes.

De acordo com dados do Censo do IBGE de 2010, o Brasil tem 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Dentro desse grupo, 9,7 milhões tem deficiência auditiva, sendo 1,8 milhões somente no Estado de São Paulo.

 Serviço:
I Encontro Estadual de Profissionais Tradutores e Intérpretes de Libras
Data:
05 e 06 de maio
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Endereço: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda, São Paulo – SP
Programação: http://www.encontroestadualdetils.sedpcd.sp.gov.br/programacao.php

Inscrição gratuita: http://www.encontroestadualdetils.sedpcd.sp.gov.br/inscricao.php


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*