SP recebe conselheira especial sobre Direitos das Pessoas com Deficiência dos EUA


judy-heumann

Judith Heumann, reconhecida internacionalmente como líder da comunidade de pessoas com deficiência, visita Memorial da Inclusão, Rede Lucy Montoro e Centro Paraolímpico Brasileiro

No dia 10 de agosto, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência receberá a conselheira especial sobre Direitos das Pessoas com Deficiência do Departamento de Estado dos EUA, Judith Heumann. Em sua passagem por São Paulo, a conselheira visitará o Memorial da Inclusão, acervo dedicado à trajetória da luta deste segmento, localizado na zona oeste da capital. O objetivo é apresentar o museu e sua importância como uma ferramenta para recuperar a história do movimento pelos direitos da pessoa com deficiência e os recursos de acessibilidade presentes.

 Ainda na sede da Secretaria, Judith Heumann participará de uma reunião com empresas brasileiras e americanas e organizações não governamentais com o intuito de trocar experiências entre as instituições dos dois países sobre a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, abordando o acesso à educação inclusiva e ao mercado de trabalho.

 A agenda da conselheira ainda conta com uma visita à unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro da Vila Mariana, onde acontecerá um encontro com representantes de prestadores de serviços, organizações da sociedade civil e fornecedores de tecnologias assistiva para abordar os desafios da reabilitação a partir da perspectiva da cobertura universal de saúde.

 No dia 11 de agosto, Judith Heumann participará de uma visita ao Centro Paralímpico Brasileiro, onde conhecerá as futuras instalações do centro e seus projetos para o treinamento de atletas de alto desempenho, o desenvolvimento de pesquisas de medicina do esporte, o treinamento de profissionais da área e o envolvimento com a comunidade local, para o fomento da prática esportiva como instrumento de inclusão social de pessoas com e sem deficiência.

 Judith Heumann é reconhecida internacionalmente como uma líder da comunidade de pessoas com deficiência e defensora, ao longo de toda sua vida, dos direitos civis de indivíduos vulneráveis e foi indicada como Conselheira Especial sobre Direitos Internacionais das Pessoas com Deficiência no Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. Anteriormente, foi Diretora do Departamento de Serviços para Pessoas com Deficiência do Distrito de Columbia, responsável pela administração dos Serviços de Deficiência do Desenvolvimento e de Reabilitação.


OPORTUNIDADES DE CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Basta clicar nos títulos abaixo e conferir:

CURSO LIBRAS NA PRÁTICA

O Curso de Libras na Prática aborda, explica e ensina a cultura e a história dos surdos, o vocabulário, a gramática da Libras e muito mais.

CURSO ONLINE DE DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Este Curso de Distúrbios de Aprendizagem aborda sobre o que é, como identificar e quais são os tipos de distúrbios de aprendizagem que existem, mostrar o comportamento e tratamento da pessoa com distúrbios e quais as opções de tratamento.

INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN NA PRÁTICA

Este Curso de Inclusão da Criança com Síndrome de Down na Prática ensina sobre o que é a síndrome e quais são as suas características, abordando temas como: a inclusão social, educacional, sobre o processo de aprendizagem, teorias de vygotsky, resiliência, enfrentamento das capacidades e das adversidades e os desafios atuais

CURSO DE TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE - TDAH

O Curso de TDAH aborda os tipos de Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, seus sintomas e pontos essenciais para entender o TDAH. Além disso, o curso explica como essa doença afeta crianças, jovens e adultos; e ajuda a compreender o papel da escola e do educador diante desses casos.

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta