ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Virada Inclusiva 2017 discutirá acessibilidade para pessoas com deficiência física na Casa das Rosas


Evento terá palestra, aula de libras e apresentação de dança em cadeiras de rodas

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos organizou um evento especial para discutir acessibilidade para as pessoas com deficiência física. A Virada Inclusiva de 2017 será no domingo, dia 3 de dezembro, a partir das 11h, no casarão que integra a Rede de Museus-Casa Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciados pela Poiesis.

A primeira atividade do evento será a palestra com Clayton Brasil, idealizador e diretor da Companhia de Dança de Rodas para o Ar, e com Raíssa Pinheiro, bailarina e professora. A partir das 11h, o bailarino e coreógrafo discutirá acessibilidade e, às 15h30, a Companhia de Dança fará uma apresentação de coreografias criadas para a dança em cima de cadeiras de rodas.

“Nosso maior objetivo é trazer para a cena artística pessoas que tenham talentos ou não, mas que participem de aulas de dança e reabilitação através da arte. Promovemos workshops, palestras, aulas e apresentações reforçando a ideia de que pessoas com deficiência devem sair de casa e ocupar a cidade e os equipamentos públicos”, diz Clayton.

Além da palestra e da apresentação, será realizada uma aula aberta da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir das 14h. O Grupo Resposta Na Mão discutirá esta linguagem a partir de mitos e histórias que a envolvem, além de passar ensinamentos básicos de Libras para os participantes.

SERVIÇO:

Virada Inclusiva

Domingo, 3/12, a partir das 11h

– Palestra com Clayton Brasil e Raíssa Pinheiro: às 11h

– Aula aberta de Libras com o Grupo Resposta Na Mão: às 14h

– Apresentação de dança da Cia. De Rodas Para o Ar: às 15h30

 

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta, na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo – Avenida Paulista – o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.

O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Assessoria de Imprensa – Poiesis

Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br

Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa

Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br
Gabriela Carvalho (11) 3339-8070 | gabrielacarvalho@sp.gov.br
Damaris Rota (11) 3339-8308 | drota@sp.gov.br
Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br

 


UM E-BOOK GRATUITOS PARA BAIXAR

UM E-BOOK GRATUITO PARA BAIXAR!

COLETÂNEA DE ENTREVISTAS E ARTIGOS SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

Minhas principais entrevistas e artigos científicos sobre Educação Inclusiva, pessoas com deficiência e superação publicadas nos últimos quatro anos. Esse material você poderá utilizar livremente como conteúdo bibliográfico em seu trabalho. E ao final de cada uma eu coloco o modo certo de referenciá-las.

CADASTRE E BAIXE O SEU GRATUITAMENTE CLICANDO AQUI

Emílio Figueira

Por causa de uma asfixia durante o parto, Emílio Figueira adquiriu paralisia cerebral em 1969, ficando com sequelas na fala e movimentos. Mas nunca se deixou abater por sua deficiência motora e vive intensamente inúmeras possibilidades. Nas artes, no jornalismo, uma vasta produção científica, é psicólogo, psicanalista e teólogo. Como escritor é dono de uma variada obra em livros impressos e digitais. Ator e autor de teatro. Hoje com cinco graduações e dois doutorados, Figueira é professor e conferencista de pós-graduação, principalmente de temas que envolvem a Educação Inclusiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*